Dicas Femininas
30 de abril de 2015

Como lidar com os ciúmes entre irmãos?

Este é um tema bastante complexo e delicado que está, normalmente, presente nas famílias. Por se tratar de ciúmes entre irmãos, seus dois filhos,...

Este é um tema bastante complexo e delicado que está, normalmente, presente nas famílias. Por se tratar de ciúmes entre irmãos, seus dois filhos, você que é pai ou mãe, poderá ficar sem reação e não saber controlar muito bem a situação por sempre querer o bem a eles, não é mesmo? Essa situação é comum e nós ajudaremos você a contribuir para que o ciúme se afaste entre eles.

Lidando com os ciúmes entre irmãos em quatro passos

ciúmes entre irmãos

Primeiro passo:

É de extrema importância dialogar com o filho mais velho, se possível, até antes da gestação. Colocar a vontade dos pais para o filho já fará com que ele tenha ciência de que poderá ter um irmãozinho mais novo um dia.

ciúmes entre irmãos

Segundo passo:

Independentemente da diferença de idade entre os irmãos, o diálogo deverá estar sempre presente na vida cotidiana da família. Isso gerará segurança para ambos os filhos, não deixando com que pensem que você dá mais importância para um do que para o outro.

Devido aos cuidados essenciais ao recém-nascido, essa atenção maior que o filho recém-chegado à família terá poderá desencadear um ciúme no filho mais velho se este não estiver ciente dos acontecimentos. Desta maneira, é extremamente válido conversar com seu filho dos cuidados que o mais novo está recebendo e, também dizer que ele teve os mesmo cuidados quando chegou à família.

ciúmes entre irmãos

Terceiro passo:

Para evitar o possível isolamento do irmão mais velho, você poderá dar-lhe algumas atividades para que ele não se sinta inútil.

A responsabilidade de ter que olhar o irmãozinho quando você precisar ir a outro cômodo, realizar outras tarefas, fará com que ele se sinta bem e, sinta também, que vocês confiam nele para cuidar do bebê. Quando você voltar ao quarto do filho mais novo, é válido agradecer ao filho mais velho por ter cuidado dele quando você não podia, e dizer também, frases de efeito, como por exemplo: “Não sei o que faria sem você!”.

ciúme entre irmãos

Quarto passo:

De vez em quando, é bom passar um tempo só com seu filho mais velho para que ele se sinta bem e não se sinta excluído.

Gostou do post? Compartilhe:

Veja também

Deixe seu comentário